PC Caseiro Versão 2.0

Olá!

Novamente estou aqui para apresentar a versão final do meu novo "PC Caseiro" Essa versão é um belo upgrade do PC Caseiro 1.0 (Há o post dele aqui no Blog) , Então, nada mais justo que apresentá-lo para vocês.

Antes de começar, gostaria de pedir desculpas pela demora de posts aqui no blog, adoro fazer essas coisas, mas nem sempre tenho tempo e dinheiro para montá-las. Tenho muitos projetos aqui, não só de PCs caseiros, mas também de Robôs, veículos, maquetes, e várias coisas úteis para o dia-dia, garanto que quando finalizar algum deles, postarei aqui para vocês verem.

Então, esse é o PC Caseiro V 2.0 \o/


Já estou com esse PC há muito tempo, mas decidi postar agora pois o finalizei . Esse PC segue o mesmo princípio do PC Caseiro V 1.0, um Notebook já bastante "sambado" funcionando por causa de um "exoesqueleto" em volta dele que mantém tudo em ordem. O "gabinete" dessa máquina, assim como a versão 1.0, é um deposito de cozinha.  A diferença desse PC para o outro é um "pequeno" problema pelo fato de ele ser antigo, ele esquenta. Mas não esquenta pouco, ele esquenta até desligar, esquenta tanto, que ao coloca-lo por pouco tempo em uma fórmica de madeira, surgiram bolhas no móvel. Não sei exatamente até que temperatura ele está chegando atualmente, mas é algo acima do normal para um Notebook. Por causa disso, tive que arrumar uma solução. E arrumei. Nesse PC, há 5 coolers, muito bem distribuídos para o resfriamento dessa máquina.




Esse tubo enorme em cima do PC é o cooler principal. Chamo esse cooler carinhosamente de cooler turbina, pois quando o fiz pensei no design de uma turbina. Esse tubo maior em cima do PC é um tubo de aço galvanizado com diâmetro de 120mm e comprimento de 30cm. Na entrada dele, há um Sickle Flow X de 120mm da Cooler Master, que fornece uma ventilação de +/- 70CFM. Após o  vento entrar ele passa por 2 canos joelho de 100mm com um que formam uma curva de 180º. Após o vento passar por essa curva, há outro cooler, mais simples, de 80mm, que coloca o ar para dentro do PC com mais força. Essa é a ventilação principal, e a partir dela, outros coolers puxam o ar acumulado ali dentro para outros componentes. Para finalizar, em volta do cooler de 120mm há uma fita de led azul, que deixa o cooler com um aspecto de neon quando está ligado. Dentro dessa pequena mangueira branca presa à turbina há o cabo de energia dessa fita. Tudo fica ligado a uma fonte de 12v e corrente de 3A, fonte essa apenas para a turbina.

Ainda na questão de desing, na frente da maquina, presa à parte frontal do depósito, há uma barra com leds, com um comprimento total de 40cm.

Além do cooler turbina, há um cooler na lateral do aparelho (1º foto) Que serve para resfriar a fonte do Notebook, que está bem ao lado dele. Há ainda outro cooler em baixo no Notebook, também de 80mm, que direciona parte do ar para o processador da maquina, parte essa que esquenta mais. Além desses coolers há ainda o cooler do próprio Notebook, claro, que junto com os outros está dando conta do recado.

Antes de uma reforma nesse cooler, ele era feito de papelão, com uma daquelas caixas de melissa. Funcionava, porém fazia mais barulho e era bem pior esteticamente falando que o aço galvanizado.


    (Foto feita em um dia de manutenção. O Notebook não está dentro da maquina e os cabos estão bagunçados)

Com tudo isso que eu expliquei, dá para manter o Notebook "frio" o bastante para usar normalmente.

O Notebook que está dentro da maquina é um CCE WM52C, ele tem 5 anos, está bastante velho, mas consegue se manter por causa dos periféricos que tem em volta.

Hardware:

Processador Intel Celeron 550 Single-core - Clock 2Ghz

1GB RAM DDR2
160GB HD (Upgrade feito para 500GB)
Vídeo Integrado SIS Mirage 3 Graphics 128mb

Periféricos usados no Notebook:

Hub USB 4 portas

Adaptador Wireless TP-LINK TL-WN722N
Monitor HP w17e
Mouse e teclado sem fio

Como dá para notar, o Hardware dessa máquina não é bom. Tenho um dual-boot com Windows 7 Home Premium e Windows XP Home Edition, uso o Dual boot pois, quando preciso de um pouco mais de processamento, opto pelo Windows XP, que é mais leve, mas para o uso cotidiano, uso o Windows 7, afinal, o Windows XP já não recebe mais updates.

Infelizmente, para ligar o Notebook, tenho que tirar a tampa do depósito e apertar o botão lá dentro. Eu até poderia colocar o botão na parte externa, mas ainda não criei coragem para fazer isso.

O Notebook tem 4 portas USB, uma entrada e uma saída de áudio e uma porta VGA. O Mouse e o Teclado sem fio ficam ligados em uma das portas USB, pois o adaptador é um só para os 2 periféricos. Em outro porta USB há o adaptador Wireless, em outra há um extensor USB com o HUB USB de portas na frente do PC. Na última, que é a mais lenta, está ligado o cooler que direciona parte do ar para o processador do Notebook. Esse cooler funciona a 5v, e é o menor cooler da máquina.

Na porta VGA fica ligado o monitor, um HP w17e com resolução de 1440x900 pixels

No lado esquerdo da máquina, há um filtro de linha, esse filtro distribui a energia para toda máquina. Distribuição:

Tomada 1- Transformados 220v/110v onde fica ligada a fonte de 9v que gera energia para a barra de leds frontal.

Tomada 2- Fonte do Notebook

Tomada 3- Monitor

Tomada 4- Fonte do Cooler Turbina

Tomada 5- Cooler Lateral

Isso é o PC Caseiro versão 2.0, muito bonito, e uma ótima melhoria em relação ao PC Caseiro versão 1.0. Reconheço que não é uma maquina potente, mas gosto muito dele. Foi uma boa alternativa para não inutilizar essa maquina. É isso, na minha próxima criação, voltarei aqui para mostrar a vocês. Obrigado por lerem.

Comentários

  1. Muito engenhoso. Parabens pela imaginação e criatividade.

    A unica duvida foi: Tanto cooler (mesmo bem distribuido) não afeta o processador? Esfriando demais? Ou é focado em resfriar os componentes do "gabinete"?

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago kinehsis. Não, quando se trata de resfriamento de hardware, enquanto mais melhor. O processador, justamente a parte que estava superaquecendo realmente esquenta bastante em qualquer computador e precisa de resfriamento o máximo possível. Hoje em dia já existem soluções de resfriamento com água passando por um radiador e os overclockers, que estressam o hardware ao máximo utilizam soluções com nitrogênio liquido para resfriar a maquina. Grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Tubo de Rubens

Guindaste eletromagnético